HISTÓRIA
A Festa do Quitute e Expo-Feira de Arte e Artesanato é uma das mais tradicionais festas do interior paulista. Com cardápio diversificado, artistas e artesãos locais, além de estrelas da música de renome nacional, o “Quitute” – como é popularmente chamado na cidade e na região – reúne anualmente cerca de 200 mil pessoas na Estação de Eventos “Cora Coralina”, com entrada gratuita, em um show de solidariedade: toda a renda arrecadada na venda dos quitutes é revertida às entidades assistenciais e filantrópicas da cidade, que também são expositoras na festa.
Realizada anualmente desde 1983, a Festa do Quitute e Expo-feira de Arte e Artesanato faz parte das celebrações do aniversário de Jaboticabal. Porém, por causa da pandemia de Covid-19, a série entrou em um hiato, parando na 37ª edição em 2019 e retomando com a 38ª só em 2022. Mas mesmo assim, em 2020 e 2021 foram realizadas edições online da festa, com lives de shows transmitidas pelo YouTube e Facebook, cardápio virtual com entrega nas modalidades delivery e drive-thru, com grande participação popular, ainda que virtualmente.
Em 2023, com Jaboticabal completando 195 anos, a Festa do Quitute chega à sua 39ª edição, com sho
ws simultâneos em três ambientes espalhados pela Estação de Eventos “Cora Coralina”. No Quitute deste ano, os visitantes poderão acompanhar uma programação diversificada, com shows de diferentes estilos para cada dia, agradando o público independente da preferência ou faixa etária.
Principal evento social e gastronômico da cidade, o Quitute foi promovido a Patrimônio Cultural Imaterial do município, por meio da Lei Municipal nº 4.963/2019, dando ao evento ainda mais força e notoriedade perante visitantes, turistas e interessados na cultura e história local, carregando consigo a identidade de uma cidade solidária e hospitaleira.
O cardápio da festa atende a todos os gostos e estilos. Massas, doces e salgados, comidas tradicionais ou regionais, culinária mineira, nordestina, italiana ou japonesa são facilmente encontradas nas barracas e restaurantes do Quitute. Acarajé, sukiyaki, churrasco, baião de dois, bacalhoada, macarrão, nhoque, focaccia, pizza, entre outros pratos, são sempre uma atração à parte.
E enquanto acontecem as apresentações musicais, artesãos se dividem em stands no pavilhão interno para comercializar seus produtos. Em 2023, por exemplo, serão quase 60 artesãos que estarão com seus trabalhos expostos. A festa conta ainda com uma área de lazer para crianças e adultos, com a instalação de um Parque de Diversões, além de toda uma estrutura para atendimento à imprensa local e regional e, claro, os mascotes Quitutinho e Quitutinha, que “se casaram” na nossa 38ª edição, que aconteceu com o tema “O Reencontro”, em 2022.
Com o tema “Conectando Famílias” e foco em todas as formas de conectividade, a 39ª edição da Festa do Quitute e Expo-feira de Arte e Artesanato trará mais espaços “instagramáveis” para os visitantes compartilharem posts e stories em suas redes sociais com a hashtag #FestaDoQuitute2023.